PERITORÓ/MA: Secretário de Juventude chama filhos de posseiros da Vila Vitória de mulas.

Secretário de Juventude

O Secretário em exercício, Aldo Costa da Silva, que está à frente da Secretaria municipal de Juventude, usou as redes sociais pra criticar a situação dos posseiros da comunidade Vila vitoria. 

A comunidade sofre sem um espaço digno para efetivar o ensino. Diante da situação passaram a fazer vários videos e a buscar ajuda para resolver o problema, porém, o então secretário acima citado, classificou o prédio CONSTRUÍDO PELA COMUNIDADE DE ESTRIBARIA.


DISSE ELE:
"Essa estribaria foi feita pela comunidade, só pra postas nas redes sociais.(...)"

Significado de Estrebaria:
substantivo feminino.
Estabelecimento onde se colocam ou se abrigam os cavalos e seus arreios; local usado para abrigar burros, jumentos, mulas, éguas ou outros animais desse gênero. (https://www.dicio.com.br/estrebaria/)


A insinuação vem da compreensão feita por moradores da comunidade Vila Vitória que ao verem a mensagem divulgada em redes criticaram a postura política do Secretário. Até o momento nenhuma nota oficial foi divulgada sobre o fato, nem pelo chefe do executivo, Pé Jozias, e nem pelo proprio Secretário.


VEJAM:




A agressão social roda nos grupos de redes sociais. O ódio secular às classes pobres parece-me a mais brasileira de todas as nossas singularidades sociais. Como os preconceitos são sociais, e não individuais, como somos inclinados a pensar, será se todas as classes superiores no Brasil partilham desse preconceito.?

Ainda que, mais uma vez, ele esteja verdadeiramente “em casa” na classe que se diz média. Ainda que a classe média seja muito heterogênea, toda ela, sem exceção, inclusive o autor que aqui escreve, é portadora em maior ou menor grau desse tipo de preconceito. De alguma maneira “nascemos” com ele, o introjetamos e o incorporamos, seja de modo inconsciente e pré-reflexivo, seja de modo refletido e consciente, como ódio aberto. 

Mesmo quem critica os preconceitos os têm dentro de si, como qualquer outra pessoa criada no mesmo ambiente social. O que nos diferencia é a vigilância em relação a eles e a tentativa de criticá-los de modo refletido em alguns, e não em outros. Mas todos nós somos suas vítimas.


5 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Você escreve muito bem.
    Esse dias li um texto seu que citava o filósofo Paulo Guiraldelli, do qual sou assíduo leitor, e notei o mesmo talento filosófico. Não obstante, realmente o ex-vereador cometeu uma infelicidade tamanha com seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Um cidadão desse devia era ter mais respeito pela populaçao,pois tanot ele como todos nós somos dignos de uma boa escola e melhoria educacional.mas deixo aqui o meu repudio diante desse comentário vergonhoso e impocrita desse secretário fraco de memoria e de moralidade de expressão.

    ResponderExcluir
  4. Quero nesse momento parqbenipar a iniciativa do vereador Edmilson pela sua coragem de expressão e luta social em ajudar a esclarecer as tramóia desse prefeito fraco e ditador .E ao mesmo tempo dizer pra comudade vila Vitória que que vá a luta e quando esse grupo político de corruptos aparecerem aí ,sejam fortes e unidos e expulsem todos dai

    ResponderExcluir
  5. Só poderia vim mesmo desse secretário desqualificado, esse miserável veio também de um dos povoados isolados de peritorò, que partindo do pressuposto que este maluco usou, pode ser chamado de égua e cavalos tanto ele como a família desse infame.
    Agora cabe às famílias que se acharam ofendidas entrar na justiça para ele provar o que realmente este mal intencionado falou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem