Durante sua passagem, Lula deixou claro que José Sarney e seu grupo político continua sendo um aliado de primeira hora. Isso colocou o clã Sarney como um dos assuntos políticos mais comentados. A declaração de Lula mostra que ele está disposto a manter alianças com com o grupo Sarney nas eleições futuras.
Para quem não sabe, o clã Sarney é uma família que dominou a política maranhense por décadas. Flávio Dino foi quem quebrou essa hegemonia e conseguiu se eleger sem o apoio do grupo. No entanto, desde as eleições de 2022, muitos analistas políticos apontaram que o clã pode voltar a ter um papel de destaque na política do estado. E de fato, os analistas desenharam essa realidade com bastante maestria.
Com a visita do ex-presidente Lula ao estado, os holofotes se voltaram novamente para o clã Sarney. Isso porque o atual governador do Maranhão é aliado político de Lula, e a visita do ex-presidente foi vista como uma forma de fortalecer essa aliança, mas com o grupo Sarney em evidência. Com o clã Sarney em evidência novamente, essa será uma prova de fogo para o grupo político que gravitou em torno de Flavio Dino.
Brandão é o herdeiro natural do espólio político de Flavio Dino. Apesar de conciliador e agregador, Brandão é menos aguerrido do que o padrinho político, o que o subtrai em uma terra onde José Sarney é a grande figura política – e que também não é muito carismático.
Lula e Sarneys |
O perfil conciliatório de Brandão sofreu um contratempo quando decidiu assumir também a presidência do PSB estadual, o que o obrigou a tomar posição por conta da eleição de 2024 na capital, São Luís. Brandão pretendia ficar neutro e definir mais tarde seu apoio no pleito, mas a conjuntura o fez anunciar que vai buscar informações de pesquisas eleitorais antes de definir se vai apoiar a pré-candidatura de Duarte Júnior, deputado federal também do PSB e antigo protegido de Flavio Dino. Essa situação coloca em banho-maria a intenção de enfrentar, mais uma vez, o MDB da família Sarney, que hoje tem como sustentáculo a deputada Roseana Sarney.
O controle da maior escola eleitoral do Maranhão: SAO LUÍS.
Com o enfraquecimento do grupo de Dino, a família Sarney está assumindo uma posição privilegiada na na capital maranhense. Eles estão se aproximando do atual prefeito Eduardo Braide, que é candidato à reeleição pelo PSD.
Vale lembrar que Braide já derrotou Duarte Júnior na eleição municipal de 2020, mesmo com um apoio vacilante dos Sarney. E agora, com a possibilidade de um novo embate eleitoral, o MDB e os Sarney podem ser o fiel da balança na eleição da capital do estado.
Entre os membros da família Sarney, temos o ex-presidente José Sarney, a ex-governadora Roseana e seus irmãos Sarney Filho e Fernando Sarney. Eles têm uma grande influência política na região e podem fazer a diferença nas eleições.
Deixou de ser especulações dos analistas, de que o Clã Sarney poderá voltar a ter influência na política do estado. Eles já se movimentam, lançar candidatos e formar alianças com outros partidos já é uma realidade. A movimentação política já está acontecendo no estado e deve ser acompanhada de perto pelos eleitores. Afinal, é importante escolhermos os melhores candidatos para governar nossas cidades e estado.
Fotos e informações: Jhon Cutrim e Estoé