CÂMARA DE PERITORÓ: Confissão de uma doença cultural

foto retirada do blog Maciel Silva
Antes de começar este artigo quero tecer uma homenagem a uma guerreira da Eira dos coqueiros, filha de Peritoró. 

"Ela é um conselho político para os não políticos, é dela o manifesto contra o infértil politico; dias melhores, Peritoró sem desigualdade. Dona LULU, Quando o poder esquece a gente aquece e lembra...o mérito é seu! " 
Ismael e LULU em algum lugar buscando ajuda para nosso povo!

    A câmara de Peritoró, palco de Ultimate Fighting Championship, fez uma solenidade nessa última semana para homenagear e comemorar titulações entre si. Entre si porque é deles a façanha de mostrar aos convidados ali presentes o tamanho de suas dedicações com a causa pública.  Os homenageados e convidados ali presente dão com suas vidas uma verdadeira " lição de crença" no progresso de Peritoró.
 A concessão do “titulo” honorário de cidadão é "em sua essência" resultado de um trabalho prestado por alguém à comunidade etc. É muito bonito esse reconhecimento, porém é importante incomodar a elite politica e alerta a todos os cidadãos para a verdadeira face do poder local. Os pares (vereadores) fizeram desse, majestoso símbolo democrático, um coquetel de suas mazelas e ainda não se envergonharam dos homenageados e convidados!. Esta e a real situação clínica da elite política de nossa cidade, uma verdadeira doença cultural, que nem sintoma sentem.  A titulação é uma forma do poder público premiar e motivar os demais a construir e contribuir com o desenvolvimento social, porém, pra eles, ninguém servem como exemplo! nem soma!
  
 O que testemunhamos nesse fato, concreto e bizarro, é a consagração política de uma natureza cultural que Peritoró está firmado, com pouca vontade política e com forte inclinação para a corrupção. Executivo e legislativo deveriam se engonhar dos feitos de muitos peritoroenses que atuaram sem reserva, sem fins financeiros e interesses partidários para melhorar nossa condição social. Na fala do presidente da câmara "citado pelo blogueiro Maciel Silva," ele enfatiza que os cidadãos ali homenageados foram escolhidos a dedos. Minha grande dúvida e questionamentos é porque será que esse dedo não chegou até o campo, nos quilombos e áreas esquecidas do poder público?


O que se espera ?

- Que abram os olhos para grandes líderes religiosos (Protestantes e católicos) que carregam a moral cristã  e contribui na civilização dos Peritoroenses.    

- Que vejam nas comunidades, roceiros/ poceiro com feitos heroicos na luta por um espaço para plantar

- Que vejam, entre os jovens e adultos, aqueles que romperam barreiras sociais para estudar e conseguir progresso por meio do desenvolvimento cognitivo.

- Que vejam sindicalistas que travaram lutas para efetivar direitos.

- Professores pioneiros na construção de um espaço social promotor da igualdade 

- etc.

Ismael Silva, licenciado em filosofia e historia, especialista em informatica  e ciências humanas, tecnólogo em segurança do trabalho, técnico em meio ambiente. Catequista por vocação.




1 Comentários

  1. Parabéns ISMAEL..estou sem palavras diante de tantas verdades DITA por vc ...eu faço de suas palavras as minhas ....título se da para quem merece ,, não desmerecendo niguemn meu povo !!!! Até mesmo porque e a primeira vez que vejo ganhar títulos com menos de 40 anos ,,, e sem história para contar.....meu título só vai para ...ELENILDA PORQUE ELA REALMENTE MERECE .....AURICELIA DUARTE.!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem