No segundo domingo do advento do natal, deve-se montar os presépios, porém, essa tradição, lentamente, está se perdendo na crença popular. No entanto, você sabe a origem do presépio? Sabe quem montou o primeiro?
A criação do presépio é de autoria de São Francisco de Assis, responsável por montar o primeiro presépio, em 1223. Montado em Greccio (na Itália), teve permissão do Papa para montar o presépio de palha, na qual foi composta das seguintes imagens:
- Menino Jesus-Virgem Maria
- José
- Um boi e um Jumento vivos
Logo a tradição foi considerada como de bom costume pela Igreja Católica, e a montagem de presépios se tornou um costume em toda a Europa e consequentemente em todo mundo. Como podemos ver, o Natal é uma data que vai além dos presentes e das festividades comumente espalhadas pela mídia consumista. Como o papa Bento XVI mencionou, o católico deve perceber que a época do Natal é tempo de celebrar o nascimento do filho único, mas também é a data em que devemos fortalecer ainda mais nossa fé. Não deixe que o verdadeiro significado do natal se perca! Espalhe nossa mensagem e compartilhe nosso artigo.
FONTE: historia da igreja medieval
Tags
BLOG DO CATEQUISTA