POLÍTICA - Dos 11 vereadores, 08 são aliados do governo. Dos 03 membros da oposição, apenas 01 parlamentar mostra de fato que é oposição.
Antes de seguir com o texto, se faz necessário recordar o conceito e a importância de uma chapa de oposição política na esfera pública.
De acordo com o cientista politico José Alves Moisés:
OPOSIÇÃO - Muitas vezes criticada pelos eleitores, ela é importante e deve ser reconhecida e legitimada. A existência de uma oposição que vai fiscalizar, acompanhar, monitorar o que faz o governo, o Executivo, é uma condição muito importante porque vai oferecer informações para os eleitores sobre o que está acontecendo, com outra visão. (JORNAL USP 14/05/2019)
Ainda nas eleições de novembro de 2020 o prefeito Dr. Júnior (PP) conseguiu fazer maioria de vereadores eleitos na coligação, no entanto, ele ampliou sua base de apoio na Câmara Municipal de Peritoró, totalizando oito parlamentares na Casa - a maior bancada que um prefeito obteve na história da cidade - além de contar que a vereadora eleita Presidente da Câmara, "Lourdes da Cerâmica" é aliada de sangue, pois é mãe do prefeito.
Por outro lado, quem faz duras críticas ao governo é o parlamentar CONSTANTINO COSTA (PSC), líder da Oposição, que há anos defendia a gestão anterior (Pe. Jozias). Este foi o primeiro e único a se declarar oposição de fato na Câmara.
Diferentemente, segue os dois parlamentares (LÉO DA ASSISTÊNCIA e VANESSA MURAD), submetidos há uma silenciosa "VEREÂNÇA" que nada dizem, nada falam. Não é estranho: muito parecido fez o vereador e ex-presidente da Câmara Naldo Lisboa, que iniciou o mandato com mesma postura - e durou até sete meses - e tão logo, o experiente parlamentar, deixou a base da oposição e hoje compôe a base do prefeito.
Será este também o destino dos dois, Léo e Vanessa? Será que teremos pela primeira vez nessa jovem cidade um parlamento totalmente aliado do executivo? Só o tempo poderá responder!
Vereadores eleitos - 2020/2024 |
Isso mesmo eles vão tudinho prro lado dele
ResponderExcluir