MEDIDA AFETARÁ PRODUÇÃO DE FARINHA, AGRICULTORES E CONSUMIDORES EM PERITORÓ-MA.

A Prefeitura de Peritoró, por meio da Secretaria de Agricultura, anúnciou em redes sociais uma possivel parceria com a Ambev para compra de mandiocas dos pequenos produtores rurais do municipio.


Para quem produz em grande escala poderia ser uma opção de investimento, mas para quem produz apenas para o consumo alimentar (o caso de Peritoró), pode ser o princípio de um grande problema, principalmente pelo valor irrisório pago pela Ambev no quilo de mandioca.

No cultivo da mandioca o produtor rural aproveita o caule para plantio ou ração de animais, a casca e as folhas para ração de animais, o tucupi para fazer sabão ou colocar em pimenta e a goma para fazer tapioca, além da borra para fazer mingau nutritivo. Com a venda somente da mandioca, tudo é jogado “fora”. Essa iniciativa do prefeito, além de não fomentar a agricultura local, contribuirá para uma crise de falta de farinha na região. O que pode ficar ainda mais cara se caso agricultores forem provocados a vender o produto para a empresa.

O poder público deveria pensar no que é prioridade na agricultura familiar. Por que o governo (a priore) não amplia seu senso de gestão e use sua influência política para trazer o programa de incentivo a produção de farinha no município (Governo do Maranhão inaugura agroindústria de Mandioca no P.A. Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim).? Vários projetos estão sendo entregues e inauguradas pelo Governo nas zonas rurais do Estado Governo inaugura agroindústria de farinha que será gerenciada por mulheres em São Domingos do Maranhão

Confira mais Mais informações!
A 17km do município de São Domingos do Maranhão, no povoado Viola, o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, inaugurou nesta terça-feira (06), a agroindústria de beneficiamento de mandioca. Esta é a primeira agroindústria que será administrada por mulheres.


















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem