15 de março , dia da escola: A escola Remota, Por Ranilson Edilson.

ESPECIAL DO DIA DA ESCOLA. Artigo - A escola Remota, (Ranilson Edilson)

Muito tem sido dito sobre os destinos da escola em época de pandemia, por meio das falas de todos os tipos e vindas das diferentes vozes que compõem o universo escolar. As falas levam à seguinte síntese: escolas privadas desejam seguir abertas; as públicas aguardam recursos para iniciarem um plano de sobrevivência; famílias se dividem entre validar as atividades on-line porque querem que seus filhos prossigam com uma cultura de estudos gerenciada pela escola, e outras famílias negam esta prática e se dão ao direito de “ordenar” o fechamento das escolas, sob a acusação de que estas só querem receber as mensalidades. Enquanto isso, professores, atordoados, reclamam da falta de preparo para a reinvenção exigida e dão indícios de cansaço por conta de suas rotinas alteradas para dar formato a um novo modelo de educação sem que o sistema tenha lhe dado uma proposta de ensino inovadora para a época e sem recursos estruturais para isso.

Sem a pretensão de ser referência nesta análise ou de criticar os posicionamentos tomados para a escola em situação de isolamento social, eu proponho uma análise da cultura escolar, com certa abrangência nos olhares e muito otimismo nas ações. Sempre se criticou a escola. Nunca houve consenso entre os pares que compõem este cenário. Nunca se deu o devido valor aos profissionais da educação, quer seja financeiro, quer seja reconhecendo o seu papel para a formação cidadã.

Professor Mestre - Ranilson Edilson.

Paralelamente a isso, uma nova geração, dentro da escola, vinha desenhando outro modelo de relação social, marcado pela desconfiança numa velha geração que parecia não entender bem os costumes destas “tribos”. Enquanto professores insistiam em conteúdos, desafios, fatos, fórmulas, linguagens, exercícios, avaliações, sentidos para o seu fazer pedagógico, os estudantes buscavam alternativas para “burlar” este lugar, visto como ultrapassado, para se aventurarem nas telas poderosas de seus smartphones, conectados ao mundo por uma rede de dados.

O Professores para manter o conteúdo das aulas e, principalmente, o contato com as crianças, estão trabalhando mais do que nunca e contra o relógio para incorporar novas habilidades (como gravar vídeos e ensinar remotamente) e criar materiais de qualidade que mantenham as crianças engajadas e a continuidade dos conteúdos.

A verdade é que a pressão em cima das escolas com demandas inalcançáveis gera um ambiente nocivo, que afeta a saúde mental de todos os envolvidos. Os professores estão exaustos, as famílias estão sem tempo para ajudar os filhos e muitas vezes cobram soluções divergentes para a escola (uns querem mais atividades, outros querem menos, uns querem aulas bilíngues dadas quase que exclusivamente em português, outros querem maior exposição ao inglês), os gestores tentam oferecer o que é possível e as crianças e adolescentes sofrem com confusão mental, cobranças excessivas e falta de contato social e afetividade.

Vale lembrar que o que estamos vivendo é uma situação emergencial de ensino remoto. Não é  Educação à Distância (EAD). Logo, muito do que as escolas e os professores estão fazendo é o que é factível no momento dentro do humanamente possível. Não havia estrutura para essa demanda e ninguém havia sido treinado adequadamente. Portanto, precisamos refletir muito sobre o que é alcançável, desejável e o que não deveria acontecer.

Na verdade, a modalidade de aulas online não é igual e, logo, não consegue replicar muito do que ocorre dentro da sala de aula. Uma aula presencial tem momentos de gerenciamento de sala, de compartilhamento e interação com colegas, de brincadeiras e de movimentação. Tudo isso toma tempo. Essas dinâmicas engajam as crianças e são difíceis ou impossíveis de reproduzir remotamente. Além disso, vídeos e/ou aulas gravadas muito longos são desgastantes e ineficazes para as crianças e adolescentes.

5 Comentários

  1. Parabéns professor pela belíssima iniciativa, sucesso!.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo. Só podia ser você pra lembrar de tudo no tempo e hora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura. É uma reflexão que todos poderiam fazer.

      Excluir
  3. Belas palavras meu amigo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem