PERITORÓ/MA | Após críticas, Secretaria de saúde corrige boletim epidemiológico para 10 óbitos.

O portal de comunicação "o Catequista NEWS" tem acompanhado os recentes boletins epidemiológicos da covid-19 publicado pela nova direção da Secretaria de Saúde de Peritoró. Também tem criticado de forma honesta e sadia os erros administrativos que, de forma sequencial, ocultava em seus boletins o numero de óbitos pela Covid-19 desde seu início, em maio de 2020. 

Os antigos boletins da nova gestão, além de não referenciar os periodos/datas das devidas coletas, também não computavam números de óbitos ocorridos desde o início da pandemia. Confira(ver imagem).

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde no dia 13 de fevereiro, sem computar o número de obitos acontecido desde agosto de 2020.

Observando os numeros de mortes zerados nos boletins de 2021, nossa equipe passou a buscar respostas para o fenômeno administrativo. Porém, não tivemos sucesso na busca de informações exatas sobre os casos de mortes não computados nos boletins pela coordenação da pasta.

Entramos em contato com o próprio prefeito de Peritoró, Dr. Junior, que nos atendeu prontamente. De acordo com o gestor municipal, há uma leitura própria da nova gestão, onde os dados "só foram computados depois da inauguração do Centro da Covid-19." Na interpretação da gestão os boletins só estavam contemplando casos acontecidos nessa nova gestão (Após inauguração do centro da Covid-19), por isso há "00" mortes.

Porém, muitas dúvidas e questionamentos foram surgindo e várias críticas foram apontadas  para essa nova forma de compreensão da gestão dos boletins. O normal seria dar continuidade nos dados da gestão passsada, principalmente no que se refere aos números de óbitos . 

Então o vírus escolhe gestão ? escolhe condições financeira? sociais e/ou políticas? ( critica sobre o fato de não pontuar óbitos da gestão passada)

Diante das críticas, a secretaria de saúde passou a fazer alterações nos boletins, incluindo dados referente aos periodos de coletas.

Hoje, 27 de fevereiro, a secretária lançou um novo boletim  (Confira PERITORÓ CONTABILIZA DEZ MORTES POR COVID-19, DIZ SECRETARIA DE SAÚDE.), porém, agora com o numero de mortes ocorridos desde o início da pandemia, ou seja, dando continuidade aos dados deixado pela gestão passada. (Ver imagem)

Boletim corrigido com os números de
obitos desde 2020.


O que ficou claro é que as cobranças feita por nosso portal de notícia, mesmo que tenha oferecida um desconforto na gestão da pasta da saúde, mas para a população, veio de forma construtiva.

O que uma análise crítica e honesta é possivel proporcionar a um povo?

Uma crítica construtiva, eficaz e honesta tem o poder de corrigir atitudes, melhorar a forma de trabalhar e ajudar a desenvolver o crescimento pessoal e coletivo.

Nesse contexto, o secretário teria que, no mínimo, externar uma nota de agradecimento e correção, não ao portal o "CatequistaNews", mas a todos que perceberam esse desfalque (afinal, quem não falha). 

As críticas dispertam novas idéias, e na política, ajudam a governar e a desenvolver uma boa gestão. Mas, muitas vezes somos prisoneiros do egoísmo! 

O que  precisamos de fato é praticar o olhar reflexivo (sobre si mesmo), ou seja, aprender a considerar o que lhe foi dito e ser capaz de julgar honestamente se aquilo poderia ser usado para ter um impacto positivo em seu trabalho ou negativo e não deixar de reconhecer erros. 

Porém, há quem prefere não reconhecer erros, e manter o seu ego ferido, assumindo a rivalidade com quem tem um olhar crítico sobre o que é constituido para o bem.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem